Realizado no último fim de semana (10 e 11/04), no Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, o Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo reuniu mais de 2.000 atletas nos dois dias de competição e foi um grande sucesso.
Válido pela terceira etapa do Circuito Mineirinho 2025 – organizado pela CBJJD -, o evento contou com disputas de quimono de alto nível e uma edição especial de Dia das Mães do Festival Kids como principais atrações.
Multicampeã, a faixa-preta Jessica Caroline marcou presença no Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo com sua filha, a pequena Sofia, e celebrou o momento: “Vim com a minha filha, é o primeiro campeonato dela e estou muito feliz. Ela me acompanha lutando desde nova, insistiu para lutar também e pra mim, não tem presente melhor do que esse no Dia das Mães”.
Entre as equipes, o título do juvenil, adulto e master ficou com a GFTeam, seguida por Instituto Vencedores em Cristo em segundo e Double Five em terceiro. Game Fight JJ e Top Brother completaram o Top 5. Já na disputa do kids, ouro para a R1NG BJJ, prata para o Instituto Vencedores em Cristo e bronze para a Top Brother, com GFTeam e Geração UPP na sequência, respectivamente.
Responsável pela GFTeam no Circuito Mineirinho, Márcio Tubarão marcou presença no Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo e gostou do que viu tanto na organização do campeonato, como na atuação da sua equipe:
“Só tenho a parabenizar a iniciativa do Rogério Gavazza (presidente) e toda a equipe da CBJJD pelo evento, que aconteceu certinho, no horário, com a correção de problemas antigos, enfim, impecável. E sobre a GFTeam, a gente chega para ser campeã sempre. Podem esperar ainda mais atletas na próxima etapa”, projetou o faixa-preta.
No masculino faixa-preta, destaque para João Pedro Carvalho Oliveira (GFTeam), campeão do absoluto adulto, além de Nivaldo Neto (GFTeam) no master 1, Israel Motta (Instituto Vencedores em Cristo) no master 2 e Nilson Braga (Jesos ao Extremo) no master 3. Entre as mulheres, os títulos do peso aberto foram para Larah Reis (Fernando Tererê) na faixa-marrom, Bárbara Barboza (GFTeam) na roxa e Gabrielly Oliveira (FJU BJJ) na azul.
Valendo pontos importantes no ranking, o Pan Americano de Jiu-Jitsu Desportivo também contou como segunda etapa do Grand Slam do Circuito – consistindo ainda no Sul Americano (já realizado), Brasileiro e Mundial. E os faixas-preta (adulto e masters 1/2 masculino) que vencerem peso e absoluto em todas as quatro etapas vão ganhar passagens extras para lutar pela ISBJJA na Europa em 2026 (veja o regulamento).
Além disso, a CBJJD voltou a sortear uma área de 40m2 de tatame e 20 quimonos, prática que continuará acontecendo durante todas as oito etapas da temporada. O próximo evento está marcado para os dias 14 e 15 de junho, com o Brasileiro, e 21 e 22 de junho, com o Brasileiro Kids, ambos com inscrições abertas no site www.cbjjd.com.br.